Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Salário mínimo de 2026 é fixado em R$1621 e terá impacto de R$43,2 bilhões nas contas públicas

O Diário Oficial da União desta quarta-feira (24) publicou o decreto que fixa o novo valor do salário mínimo para 2026. A partir de 1º de janeiro, o piso nacional será reajustado de R$ 1.518 para R$ 1.621, o que representa um aumento de R$ 103. O texto é assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e passa a valer em todo o território nacional no início do próximo ano.

Últimas notícias

Confira as últimas notícias publicadas em nosso site.

Governo amplia subsídios à gasolina e ao diesel após...

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (9) novas medida...

Brasil tem quase 38 mil pessoas à espera de transpla...

O Brasil chegou a 37.719 pessoas aguardando um transplante de ...

Bancários da Caixa entram em greve nacional a partir...

Os empregados da Caixa Econômica Federal devem iniciar uma gre...

Novo golpe altera QR Code do Pix em lojas online e d...

Criminosos conseguem adulterar o QR Code exibido na página de ...

INMET emite novo alerta de tempestade para Barbacena...

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um segundo aviso d...

O Diário Oficial da União desta quarta-feira (24) publicou o decreto que fixa o novo valor do salário mínimo para 2026.
A partir de 1º de janeiro, o piso nacional será reajustado de R$ 1.518 para R$ 1.621, o que representa um aumento de R$ 103. O texto é assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e passa a valer em todo o território nacional no início do próximo ano.
O cálculo do novo salário mínimo considera a variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) até novembro.O índice registrou alta de 0,03% em novembro, repetindo o resultado de outubro. Além disso, a correção leva em conta o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes — neste caso, o de 2024, que teve alta de 3,4%. No entanto, pela regra atual, o ganho real é limitado a 2,5%.
O novo valor começa a valer em janeiro, mas será pago aos trabalhadores na folha salarial de fevereiro. Segundo o governo federal, cada R$ 1 de aumento no salário mínimo gera um impacto de aproximadamente R$ 420 milhões nas despesas públicas. Com o reajuste de R$ 103, a estimativa é de um acréscimo de R$ 43,2 bilhões nos gastos da União.

Fonte: itatiaia

Nossos colunistas

Veja todas as colunas organizadas por autor.

Salário mínimo de 2026 é fixado em R$1621 e terá impacto de R$43,2 bilhões nas contas públicas
Flagrante BQ

Editora

1879

matérias

Cobertura direta e imparcial dos fatos que movimentam Barbacena e região.
Salário mínimo de 2026 é fixado em R$1621 e terá impacto de R$43,2 bilhões nas contas públicas
Dr. Bráulio E. Nogueira

7

matérias

Análises claras e confiáveis sobre direitos e benefícios previdenciários.

Outras notícias

Barbacena ganha novo Código Ambiental, que passa a i...

Barbacena passa a contar formalmente com um Código Ambiental M...

Brasil avança no tratamento do câncer com terapia CA...

O Brasil deu um importante passo na oncologia com o desenvolvi...

Universidades brasileiras participam de pesquisa int...

Duas universidades públicas brasileiras estão participando de ...

Barbacena marca presença no Festival Internacional d...

Celebrando duas décadas de história, cultura e arte, o Festiva...

Aplicativo Ana para proteger mulheres com medida pro...

Uma nova ferramenta tecnológica voltada à proteção de mulheres...

Anvisa aprova genéricos de medicamentos contra diabe...

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o ...

Anvisa aprova novo medicamento para prevenir crises ...

Um novo medicamento para o tratamento da enxaqueca foi aprovad...

Mais de 200 músicos vão tocar juntos na Festa das Ro...

Um verdadeiro exército de músicos promete tomar conta do palco...

Comentários

Flagrante BQ
Copyright © 2026
Flagrante BQ

Procure por uma empresa, uma atividade ou um profissional liberal!

Faça sua busca e localize facilmente as melhores empresa da região.

Flagrante BQ
Copyright © 2025
Flagrante BQ
Copyright © 2025
Atendimento por WhatsApp
Flagrante BQ
Atendimento por WhatsApp
Flagrante BQ

Flagrante BQ

Copyright © 2025

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em 'ok" e continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade