Receita Federal desmente boato sobre imposto para quem movimenta mais de R$5 mil
A Receita Federal veio a público para desmentir boatos que voltaram a circular nas redes sociais sobre uma suposta cobrança de imposto para quem movimenta mais de R$ 5 mil por mês. Segundo o órgão, essa taxação simplesmente não existe - e nem pode existir.
- 30 de dezembro de 2025
- Em: Destaques
Últimas notícias
Confira as últimas notícias publicadas em nosso site.
A Receita Federal veio a público para desmentir boatos que voltaram a circular nas redes sociais sobre uma suposta cobrança de imposto para quem movimenta mais de R$ 5 mil por mês. Segundo o órgão, essa taxação simplesmente não existe – e nem pode existir.
Nos últimos dias, personalidades na internet e políticos – como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) – passaram a espalhar a informação de que, a partir de 2026, trabalhadores teriam que pagar 27,5% de imposto só por movimentar mais de R$ 5 mil.
No último domingo (28), o deputado mineiro chegou a republicar uma postagem que afirma motoboys, manicures, cabeleireiras, pedreiros, pintores e faxineiras seriam afetados pela nova taxa.
De acordo com o Fisco, a própria Constituição proíbe a cobrança de imposto sobre movimentação financeira. Ou seja: ninguém vai ser taxado só por receber ou movimentar dinheiro. A Receita também negou a existência de multa de 150% para quem deixasse de declarar esses valores.
No comunicado, o órgão também alerta que esse tipo de boato causa medo desnecessário, confunde a população e só ajuda quem vive de espalhar desinformação. O órgão também afirmou que a mudança que deverá ocorrer em 2026 é a isenção do Imposto de Renda. Pelas regras anunciadas, quem ganha até R$ 5 mil por mês ficará totalmente isento do Imposto de Renda, e quem recebe até R$ 7.350 terá desconto. “Isso é o que as fake news não querem que a população saiba”, finalizou a Receita Federal.
Fonte: itatiaia.com.br
📝 Pedro Nascimento
Nossos colunistas
Veja todas as colunas organizadas por autor.
Editora
1980
matérias

